Aplusix 3 - Manual de instalação

 

Novembro 2010

Documento redigido com epsilonwriter

Tradução em português por Marilena Bittar

 

Sommaire

1.  Tipos de instalação

2.  Instalação em um computador autônomo

2.1  Primeira instalação do Aplusix 3 (computador autônomo)

2.2  Reinstalação ou atualização do Aplusix 3 (computador autônomo)

2.3  Digitar nova licença  (computador autônomo)

2.4  Observações (computador autônomo)

3.  Instalação em um servidor

3.1  Primeira instalação do Aplusix 3 (instalação clássica no servidor)

3.2  Primeira instalação do Aplusix 3 (instalação segura em servidor)

3.3  Reinstalação ou Atualização do Aplusix 3

3.4  Digitando uma nova licença

3.5  Problema de instalação ou perda de senha de professores-administradores

3.6  Observações



Sommaire

1.  Tipos de instalação

 

Uma instalação em um servidor é feita com um código de compra cuja primeira letra é "S".  Nesse caso, Aplusix funciona pedindo um login e uma senha.

 

Uma instalação em um computador autônomo é feita com um código de compra cuja primeira letra é diferente de "S". Nesse caso, Aplusix funciona com logins que aparecem nos ícones. Com as licenças "Casa", há até 6  logins possíveis. Com as outras licenças, há um único login.

 

 

Sommaire

2.  Instalação em um computador autônomo

 

Esse tipo de instalação é feito principalmente em computadores pessoais de alunos ou professores, bem como em computadores escolares que não são ligados a um servidor. Isso pode ser feito sem código de compra, para uma avaliação gratuita durante alguns dias, ou com um código de compra de licença (casa, mono-usuário, professor, pesquisador, mas não com uma licença servidor). As escolas que compraram uma "licença site" receberam um código de compra para servidor e outro para instalação mono-usuário.

 

Se o computador já tem uma versão anterior (Aplusix  Standard ou Aplusix  II ou Aplusix 3 beta), você pode guardá-la e desinstalá-la mais tarde caso queira.

 

Sommaire

2.1  Primeira instalação do Aplusix 3 (computador autônomo)

 

Voce está nessa situação se nunca instalou Aplusix 3  no seu computador ou se instalou Aplusix 3 beta.

 

1. Criar um arquivo Aplusix em uma pasta acessível para todos os usuários  (aconselhamos  C: se há vários usuários).

2. Carregar o arquivo Aplusix3.zip nessa pasta ou copie esse arquivo a partir de um suporte sobre o qual você o colocou antes.

3. Descompactar o arquivo.

4. Lançar Aplusix (você deve estar conectado à internet nesse momento).

Uma janela de instalação de uma licença aparece. Se você dispõe de uma senha ou um código de compra, escolha "Inserir uma senha ou um código de compra", caso contrário, você pode fazer uma instalação gratuita para avaliação com duração de alguns dias.

5. Digitar a senha ou o código. Aplusix indica as características da licença (se o código é válido) e permite a instalação.

6. A janela de  abertura aparece. Clicar sobre "Novo login" e digitar um login (nome de uma conta usuário).

Aplusix está pronto.

7. Ler as observações abaixo.

 

Sommaire

2.2  Reinstalação ou atualização do Aplusix 3 (computador autônomo)

 

Você está nessa situação se você já instalou Aplusix 3 em seu computador e se você deseja fazer uma atualização (ou se você decidiu refazer a instalação o Aplusix 3). Nesse caso não há digitação de código de compra.

 

Você pode conservar a versão precedente do Aplusix 3  e instalar a nova versão em outra pasta. Não há código de compra a ser digitado.

 

Se você preferir eliminar a antiga versão, proceda como segue:

1. Limpe a pasta Aplusix.

2. Carregue o arquivo Aplusix3.zip nessa pasta ou copie essa pasta a partir de um suporte sobre o qual você o colocou anteriormente.

3. Descompacte o arquivo.

4. Lance Aplusix. Não há código de compra a ser digitado.

A janela de abertura aparece. Clique sobre "Novo login" e digite um login (nome de uma conta usuário). Aplusix está pronto.

 

Sommaire

2.3  Digitar nova licença  (computador autônomo)

 

Você está nessa situação se  já instalou Aplusix 3 (não a "beta") em seu computador e se  quer instalar uma nova licença porque a antiga acabou de expirar ou vai expirar em breve.

 

1. Lançar Aplusix, em seguida clicar em um login.

2. Escolha o item "Instalação de uma licença" do menu "Arquivo".

3. Digite a senha ou o código de compra. Aplusix lhe indica as características da licença, se o código é válido, e lhe permite instalá-lo.

 

Sommaire

2.4  Observações (computador autônomo)

 

Para obter um atalho na área de trabalho de um  usuário, "pegue" o ícone da aplicação Aplusix, desloque-o para a área de trabalho sem soltar o botão do mouse, aperte "Alt" (uma flecha dupla ou a indicação "criar um atalho" aparece) e solte o botão do mouse  (solte a tecla "Alt" após o botão). Atenção, se você não o fizer corretamente, você fará um deslocamento (o resultado não é um atalho e a aplicação desaparece da pasta de origem). Nesse caso, é preciso recolocar a aplicação em seu lugar e refazer a manipulação.

Você pode fazer essa operação para cada um dos usuários do computador.

 

Não há risco: quando a licença do Aplusix está instalada no computador, você não corre o risco de perdê-la. Você pode destruir o arquivo Aplusix contendo todos os arquivos, você pode em seguida reinstalar o software sem fornecer nova licença (Aplusix vai buscar a licença que já  foi instalada).

 

Em um computador autônomo, pode-se ter uma licença "Mono-usuário" que permite somente um login, ou uma licença "Casa" que permite criar seis logins.

 

Importante: se você tem um código de compra permitindo obter várias instalações (em vários computadores), faça somente a quantidade de instalações que lhe foram disponibilizadas (geralmente uma), caso contrário outras pessoas que têm o mesmo código não poderão instalar Aplusix porque você terá pego sua licença.

Há várias instalações em um código quando as licenças foram compradas por um estabelecimento escolar para um grupo de alunos ou quando várias famílias se juntam para uma compra de um lote de licenças.

 

O software AplusixAdmin fornecido no arquivo não tem utilidade no caso de instalação em um computador autônomo.

 

Sommaire

3.  Instalação em um servidor

 

Esse tipo de instalação é feito em um servidor, geralmente em uma escola. Ela é feita com um código de compra de licença servidor. As escolas que compraram uma  "licença site" receberam um código de compra para servidor e um outro para instalação mono-usuário.

 

Se o servidor ainda não tem  uma versão anterior do Aplusix (Aplusix  Standard ou Aplusix II ), siga as indicações de "Primeira instalação".

 

Se o servidor já tem um aversão anterior, vocêpode conservar essa versão e fazer uma "Primeira instalação". Nesse caso, a nova versão vai guardar os arquivos locais da antiga versão (classes, professores, exercícios) e os atalhos. Você pode fazer também uma "Atualização" que  permitirá conservar os arquivos locais da antiga versão e os atalhos.

 

Você deve estar conectado à internet para instalar  Aplusix (para carregar o software e para a primeira abertura - lançamento - do AplusixAdmin).

 

Sommaire

3.1  Primeira instalação do Aplusix 3 (instalação clássica no servidor)

 

A instalação clássica coloca todos os arquivos em um diretório acessível a todos os alunos. É possível então que os alunos destruam os arquivos necessários ao funcionamento do software. Isso é pouco provável, especialmente quando o acesso é dado por um atalho no espaço pessoal.  É aconselhável fazer uma cópia da instalação, assim que ela é acabada, para poder restaurá-la em caso de necessidade.

 

1. Coloque-se no servidor e carregue o arquivo Aplusix3.zip.

2. Coloque-o em um diretório acessível em leitura e escrita dos alunos.

3. Descompacte o arquivo.

4. Lance  AplusixAdmin (o software de administração do Aplusix).

Uma janela de instalação de uma licença aparece. Você deve dispor de uma senha ou um código de compra para servidor.

5. Forneça a senha ou o código (copiar-colar ou digitar). AplusixAdmin  indica-lhe as características da licença (se o código é válido)  e lhe permitirá instalá-lo. Como é uma instalação em servidor,  AplusixAdmin cria um arquivo "CleServeur.sim" no diretório "classes" para gravar a senha. É aconselhável fazer uma cópia deste arquivo em uma área não acessível aos alunos.

6. Uma janela de criação de uma primeira conta professor-administrador aparece. Preencja a ficha (endereço email não é obrigatório - lembrar de marcar a casa "administrateur") e conservar cuidadosamente a senha.

7. Uma janela para fornecer dados sobre a escola aparece. Preencha a ficha.

8. A janela geral do AplusixAdmin aparece nesse momento para criar classes e contas de professores. Crie uma classe CCC para terminar a instalação e fazer testes (você vai deletá-la mais tarde). Saia do  AplusixAdmin.

9. Ficando no servidor, lance a aplicação Aplusix. Clique em "Novo aluno", escolha a classe CCC e digite aaa como identificador, sobrenome, nome e senha. Saia do Aplusix.

10. Coloque-se em um computador de aluno, em situação de aluno (sem privilégio de administrador do Windows) e vá buscar a aplicação Aplusix no servidor. Se você não encontrar a aplicação Aplusix, isto é provavelmente porque ela não está em um diretório acessível aos alunos. Nesse caso, você pode mudar os direitos dos diretórios para dar acesso ou deslocar o diretório Aplusix em um lugar acessível aos alunos  (não há necessidade de reinstalar)

11. Lance, nesse local, Aplusix. Forneça aaa como identificador e senha. Aplusix deve aceitá-los. Resolva um exercício e depois vá ver esse trabalho nas atividades anteriores para verificar se o trabalho ficou gravado. Você acabou de verificar o acesso a uma conta de aluno a partir de um computador de aluno.

12. Saia do  Aplusix e entre novamente. Clique em "Novo aluno", escolha a classe CCC e coloque bbb como identificador, sobrenome, nome e senha. Aplusix deve aceitá-los. Você acaba de verificar que a criação de uma conta de aluno é possível a partir do computador de um aluno.

 

Aplusix esá pronto, falta:

a) Criar classes com AplusixAdmin

b) Criar contas de professores com AplusixAdmin

c) É aconselhável fazer uma cópia do diretório completo ( de preferência compactado) em uma área não acessível aos alunos.

 

Nessa situação, quando os alunos querem usar Aplusix, é preciso que eles o façam no servidor.

 

Para evitar isso, é preciso colocar um atalho para Aplusix na área de trabalho de cada aluno. Você pode ter talvez uma ferramenta para fazer isso facilmente. Caso contrário, se você tem um técnico encarregado da administração do servidor, ele pode provavelmente fazer isso para os alunos. Se não, você pode pedir aos alunos para fazê-lo na primeira utilização da seguinte maneira:

"Agarre" o ícone da aplicação Aplusix no servidor, escorregue-a para a área de trabalho semsoltar o botão do mouse, aperte a tecla "Alt" (uma flecha dobrada ou a indicação "criar um atalho aparece") e solte o botão do mouse (solte a tecla "Alt" após o botão). Atenção, se você não fizer isso corretamente você terá feito uma cópia  (o resultado não é um atalho mas uma aplicação). Nesse caso, é preciso eliminar essa aplicação da área de trabalho e refazer a manipulação.

 

Sommaire

3.2  Primeira instalação do Aplusix 3 (instalação segura em servidor)

 

A instalação segura permite impedir que os alunos destruam alguns arquivos. Ela necessita ter bom conhecimento dos direitos de diretórios e caminhos dos arquivos. Ela é mais complicada e complica as atualizações. É aconselhado a quem não tenha certeza de poder colocá-la em funcionamento fazer uma instalação clássica e uma cópia compactada do diretório. Dessa forma é sempre possível restaurar o software.

 

A. Efetue o início da instalação clássica indicada em 2.1 do ponto 1. ao ponto 8  inclusive, colocando-se em um diretório  acessível aos alunos em leitura E NÃO em escrita.

B. Desloque os diretórios "Classes", "Exercices" e "Professeurs" para diretórios acessíveis a alunos em leitura e em escrita. Pode ser no mesmo diretório para os três ou em diretórios diferentes.

C. Abrir o arquivo "LesChemins.txt" que está no diretório "Ressources" com Bloco de notas ou um outro editor de textos (não pegar grave em texto) e modificar os caminhos que são indicados para os diretórios "Classes", "Exercices" e "Professeurs" (você pode utilizar caminhos relativos ou absolutos). Salve o arquivo.

D. Verifique se pode abrir AplusixAdmin com a conta do professor que você criou. Se isso não ocorrer, provavelmente há um erro no caminho do diretório dos professores.

E. Verifique se Aplusix inicia e proponha a classe CCC quando aparece "Novo aluno".

F. Verifique se você conseque abrir a conta do aluno aaa no servidor.

G. Verifique se você consegue abrir a conta do aluno aaa em um computador de aluno

H. Verifique se você consegue criar uma conta de aluno bbb a partir de um computador de aluno

 

Sommaire

3.3  Reinstalação ou Atualização do Aplusix 3

 

Você está nessa situação se você já instalou Aplusix 3 no seu servidor e se você quer fazer uma atualização (ou se você decidiu refazer a instalação do Aplusix 3). Nesse caso não há código de compra.

 

1. No repertório Aplusix, crie uma pasta AplusixXXX substituindo XXX pela data (exemplo Aplusix12102010)

2. Deslocar em  AplusixXXX todos os diretórios do diretório Aplusix menos AplusixXXX, Classes, Exercices et Professeurs.

3. Descompactar o arquivo Aplusix3.zip em um diretório anexo e deslocar Algebre, Ressources, Aplusix, AplusixAdmin, etc. (tudo menos Classes, Exercices et Professeurs) para o diretório Aplusix.

4. Se você está na situação de uma instalação segunra, copie o arquivo AplusixXXX\Ressources\LesChemins.txt vers  Ressources\LesChemins.txt onde ele substitui um arquivo de mesmo nome.

5. Verifique o funcionamento do AplusixAdmin em um servidor.

6. Verifique o  funcionamento do Aplusix emum computador de aluno.

 

Sommaire

3.4  Digitando uma nova licença

 

Você está nessa situação se você já instalou Aplusix 3 (não a beta") no seu computador e se você deseja instalar uma nova licença porque a antiga acabou de e xpirar ou vai expirar em breve.

 

1. Lance AplusixAdmin.

2. Escolha o item "Instalação de uma licença" do menu "Arquivo".

3. Digite a senha ou o código de compra. AplusixAdmin lhe indica as características da licença (se o código é válido) e lhe permite instalá-lo.

 

Sommaire

3.5  Problema de instalação ou perda de senha de professores-administradores

 

Enviar uma mensagem para contact@epsilonwriter.com

 

Sommaire

3.6  Observações

 

A licença do Aplusix está instalada na pasta "CleServeur.sim" situada no arquivo "classes". Voce pode guardar uma cópia dessa pasta em um lugar seguro.

 

Você pode deslocar o arquivo Aplusix caso você deseje. É preciso refazer os links situados nos espaços dos alunos.

 

É aconselhável fazer uma cópia (compactada de preferência) do arquivo Aplusix após a instalação.

 

Você pode fazer, periodicamente, uma cópia (compactada, pois pode ter muitas pastas de alunos) da pasta Aplusix. Utilizar, a partir de então, AplusixAdmin para eliminar as pastas mais antigas do aluno se elas não são mais úteis.